Modo Escuro em celular: Aprenda como aplicar no Android antigo

Levou uma década inteira para os principais fabricantes de smartphones e empresas de internet perceberem os efeitos nocivos das telas brancas nos olhos dos usuários. Muitas pessoas que trabalham e estudam com tecnologia, além de outras pessoas que buscam apenas entretenimento ficam ligados nas telas brancas, para ver um filme, ler um livro digital, enviar e receber mensagens, e-mails entre outros.

A exposição contínua às telas brancas pode deixar os olhos ressecados e até causar algum desconforto significativo ao usuário. Os gigantes da tecnologia estão agora trabalhando para fornecer um modo escuro para todos os serviços e produtos, visando melhorar a saúde ocular dos seus usuários.

O Google lançou o modo escuro em todo o sistema em 2019, com a atualização do Android 10. Os usuários do Android 10 também desfrutam do modo escuro em aplicativos populares para smartphones. O Google agora adicionou suporte ao modo escuro para a Play Store em dispositivos Android mais antigos desde 2014.

O Google também está trabalhando para criar um modo escuro para todos os seus produtos e serviços disponíveis no Android, iOS, Web ou qualquer outro ambiente. O gigante das pesquisas ainda adicionou suporte embutido para o tema escuro no Android 10. O Gmail é outro aplicativo popular que recebeu recentemente a compatibilidade do Modo escuro nos ambientes Web, iOS e Web.

No entanto, o Modo Escuro do Gmail é compatível apenas com versões e dispositivos Android mais recentes. Os usuários de dispositivos e versões antigas do Android precisam seguir nosso guia para ativá-lo. Existem várias vantagens em usar o Modo Escuro enquanto trabalha e navega na Internet por longos períodos.

Modo escuro no celular

DICA: Para aproveitar seu smartphone ao máximo onde e quando quiser, você precisará de um plano de celular com velocidade e capacidade! Conheça o Maistim.com.br e contrate planos agora mesmo!

Quais são as vantagens do modo escuro no celular?

Existem inúmeras vantagens do uso do modo escuro no celular. Confira as principais a seguir.

Reduz a tensão ocular

O principal motivo do modo escuro é reduzir a tensão ocular. Elimina a luz azul prejudicial da distração de espaços em branco nas páginas da web. O modo escuro é mais útil durante a noite.

Melhora a eficiência da bateria

Os dispositivos que usam telas AMOLED também se beneficiam o modo escuro, pois os pixels permanecem desativados nas áreas de cor preta. De acordo com pesquisas recentes, os monitores AMOLED podem economizar 63% de energia ao usar o modo escuro.

Limita a distorção da imagem

Os outros meios de reduzir a fadiga ocular distorcem a imagem adicionando uma camada de filtro. No entanto, o modo escuro silencia as cores que reduzem a tensão nos olhos e consomem menos energia.

O modo escuro não é usado apenas pelo Google, mas vários aplicativos de entretenimento como Netflix, Spotify, YouTube, Instagram e WhatsApp, que recentemente lançou uma atualização contemplando o modo escuro. Os fabricantes de smartphones como Xiaomi, Oppo, Samsung e Huawei também incorporaram o suporte ao modo escuro em suas próprias capas.

Modo escuro para dispositivos com Android mais antigo

No Android com a versão 5.0 Lollipop e superior podem começar a usar o modo escuro no Google Play Store. Os usuários do Android podem ativar o tema escuro na Play Store, acessando o menu de configurações e selecionando o tema na lista de opções. Aqui, os usuários podem escolher entre claro, escuro e padrão do sistema. No Android 10, o tema escuro pode ser ativado de acordo com a opção padrão do sistema.

O modo escuro na Google Play Store possui um tom cinza claro para a barra de pesquisa. Outras coisas, como cores para o texto, permanecem as mesmas do tema claro. Jogos e aplicativos são reconhecidos na cor verde, enquanto filmes e livros são indicados pelas cores vermelho e azul, respectivamente.

O texto na Google Play Store no modo escuro é mostrado na cor branca. Até agora, o modo escuro foi lançado apenas para a Play Store em dispositivos Android mais antigos. Outros aplicativos do Google, como Gmail, Chrome e YouTube, já têm o modo escuro, mas apenas para usuários de dispositivos Android 10.

Não há informações sobre se o Google estenderá a disponibilidade do modo escuro para mais aplicativos, mas por enquanto os usuários do Android podem aproveitar o modo escuro na Play Store.

Modo escuro no celular

Tutorial para aplicar modo escuro no celular com Android mais antigo

Quer utilizar o modo escuro no celular, mas o seu Android não tem suporte para o recurso? Não se preocupe, preparamos um tutorial bem simples para que você possa começar a utilizar hoje mesmo. Confira a seguir.

  1. Acesse a Play Store, e busque por Nova Launcher (é um aplicativo para ativar o modo escuro, muito popular e gratuito), e baixe.
  2. Em seguida, execute-o. Escolha a opção Começar do Zero, e depois em Próxima.
  3. Se optar pela opção Ativação Automática, o aplicativo solicitará sua permissão para utilização da sua localização. Em seguida, escolha a opção Escuro, e sem seguida, selecione a opção Próxima.
  4. Agora é necessário apenas indicar como abrir a gaveta de aplicativos (Deslizar para cima ou ícones).

Published by